Páginas

segunda-feira, 2 de março de 2015

Sistema de Numeração Decimal

                    Sistema de Numeração Decimal

Relembrando a história dos números...

         Não se sabe exatamente quando foram inventados os primeiros números. No entanto, os povos pré-históricos, antes mesmo de possuírem uma linguagem escrita, registravam o resultado de suas contagens, ou então o próprio ato de contar. Imagine um pastor de ovelhas, que soltava os animais no pasto pela manhã e para não perder nenhum deles, colocava uma pedrinha em um saco para cada uma das ovelhas que saía do cercado. Ao anoitecer, quando ia recolher os animais, ele retirava uma pedra para cada ovelha reconduzida ao cercado. Se não sobrasse nenhuma pedra, todas as ovelhas estariam a salvo. Caso contrário, ele tinha de sair à procura de ovelhas desgarradas. Assim ele conferia todo o seu rebanho.
         O ser humano também utilizou outros mecanismos para contar, tais como entalhes, partes do corpo humano, desenhos, porém com a necessidade de registrar quantidades maiores, esses registros se tornaram limitados. Foi então criado o Sistema de Numeração Decimal que usamos hoje. Esse sistema foi inventado pelos hindus, mas foram os árabes que divulgaram os algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, por isso ficou conhecido como algarismos indo-arábicos, e com algumas regras pode-se representar qualquer número. 

Fonte: mourabahia.blogspot.com



Atividade lúdica


É hora de se divertir! Você e sua turma irão brincar com o jogo do bingo, cada um receberá uma cartela e a professora sorteará os números. Vence quem conseguir primeiro completar toda a cartela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores