Páginas

segunda-feira, 2 de março de 2015

Valor de cada algarismo em um número

Valor de cada algarismo em um número

Qual dos dois números naturais abaixo é o maior 4587 ou 20 211? Uma das principais características do sistema de numeração decimal para números naturais é: quanto mais algarismos houver, maior o número. É a partir da compreensão de que nosso sistema é posicional que conseguimos fazer uma primeira ordenação dos números naturais, decidindo qual é maior.


Observe que a reta numérica ajuda a visualizar a ordenação dos números naturais.

O valor representado por um algarismo vai depender da posição que ele ocupa na representação, por isso, o sistema é chamado posicional.

Veja esse exemplo:

421

O algarismo 1 simboliza uma unidade ou um. O algarismo 2, significa duas dezenas, ou vinte unidades. O próximo algarismo é o 4, que representa quatro centenas ou quarenta dezenas ou ainda quatrocentas unidades. Esses algarismos somados formam o número quatrocentos e vinte e um, isto é representado por 421.

É hora de praticar

Explique por que é errado dizer que o número 28 tem 8 unidades. Quantas unidades tem 28? Qual é o significado correto do algarismo 8, em 28?

Explique por que é errado dizer que o número 234 tem 3 dezenas. Quantas dezenas tem 234? Qual é o significado correto do algarismo 3, em 234?

Escreva o valor do algarismo 5 em cada número.
a)    15 __________
b)   523__________
c)    5790_________
d)   50100_________


Agora responda: em qual desses números o algarismo 5 tem valor maior?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores