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segunda-feira, 2 de março de 2015

Leitura de números: ordens e classes

Leitura de números: ordens e classes


Nosso sistema de numeração está organizado por agrupamento: a cada 10 unidades formamos 1 dezena, 10 dezenas formam 1 centena, e assim por diante. Esse sistema é chamado decimal, pois os agrupamentos são feitos de dez em dez.

Utilizando apenas dez símbolos (os algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9) somos capazes de representar qualquer número natural.

O nosso sistema também é organizado por ordens e classes, sendo que a cada três ordens formamos uma classe.


É hora de praticar
         924017
 


Observe o número da placa. 
Qual ordem de grandeza pertence esse número?
O algarismo 2 pertence a que ordem?
Os algarismos 1 e 7 compõem que classe?

Escreva como se lê esse número. 

Valor de cada algarismo em um número

Valor de cada algarismo em um número

Qual dos dois números naturais abaixo é o maior 4587 ou 20 211? Uma das principais características do sistema de numeração decimal para números naturais é: quanto mais algarismos houver, maior o número. É a partir da compreensão de que nosso sistema é posicional que conseguimos fazer uma primeira ordenação dos números naturais, decidindo qual é maior.


Observe que a reta numérica ajuda a visualizar a ordenação dos números naturais.

O valor representado por um algarismo vai depender da posição que ele ocupa na representação, por isso, o sistema é chamado posicional.

Veja esse exemplo:

421

O algarismo 1 simboliza uma unidade ou um. O algarismo 2, significa duas dezenas, ou vinte unidades. O próximo algarismo é o 4, que representa quatro centenas ou quarenta dezenas ou ainda quatrocentas unidades. Esses algarismos somados formam o número quatrocentos e vinte e um, isto é representado por 421.

É hora de praticar

Explique por que é errado dizer que o número 28 tem 8 unidades. Quantas unidades tem 28? Qual é o significado correto do algarismo 8, em 28?

Explique por que é errado dizer que o número 234 tem 3 dezenas. Quantas dezenas tem 234? Qual é o significado correto do algarismo 3, em 234?

Escreva o valor do algarismo 5 em cada número.
a)    15 __________
b)   523__________
c)    5790_________
d)   50100_________


Agora responda: em qual desses números o algarismo 5 tem valor maior?

Arredondamentos e estimativas

Arredondamentos e estimativas

Quando estamos utilizando números muito grandes, existe uma grande chance de cometermos algum erro em nossos cálculos. Uma alternativa é utilizar o processo de arredondamento para deixar os números mais acessíveis.
Quando temos um número que apresenta uma grande quantidade de algarismos, nós podemos arredondá-lo para facilitar os cálculos.
O arredondamento é muito prático nas situações envolvendo diversos valores, pois facilita a estimativa de quantidade, ou seja, o cálculo aproximado. Veja o seguinte exemplo: 

Joaquim, Ana, Rodrigo e Carla foram apostar figurinhas em um jogo, cada um tinha respectivamente 9, 19, 31, 42 figurinhas. Arredondando os números para 10, 20, 30 e 40, podemos estimar que existam aproximadamente 100 figurinhas. Note que o número exato de produtos é igual a 101, dessa forma concluímos que a nossa margem de erro nesse problema foi de uma figurinha, o que não compromete consideravelmente a contagem. 
Fonte: http://osestrelinhas.blogs.sapo.pt/2013/03/

Podemos arredondar os números tanto para menos ou para mais, observe os modelos apresentados a seguir: 

Números na forma de dezena 
27 → 30 
85 → 90 

Números na forma de centena 
230 200 
468 → 500 

É hora de praticar


As vendas de uma loja de brinquedos durante cinco dias de uma semana foram as seguintes: 

Segunda – feira: R$ 321,00 
Terça – feira: R$ 465,00 
Quarta − feira: R$ 126,00 
Quinta − feira: R$ 935,00 
Sexta – feira: R$ 568,00
 

Arredonde as vendas de cada dia para a centena mais próxima.

Arredonde as vendas de cada dia para a dezena mais próxima.

Números de nove algarismos

Números de nove algarismos


A população brasileira está crescendo e já passa de 198 milhões de habitantes. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2012 a população brasileira era de 198 360 943 habitantes.

Vamos escrever o número 198 360 943 em um quadro de ordens e classes.


A ordem de grandeza do número que representa a população brasileira é a _____________________________________________


Complete a forma como lemos esse número:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.


Nesse número o valor do algarismo 1 é ________ milhões ou _________________________.

Quantas pessoas aproximadamente, devem passar a habitar nosso país para que sua população chegue a 200 milhões de habitantes?
______________________________________________________________________.


É hora de praticar

Reescrevendo um texto...

Reescreva o texto usando algarismos no lugar dos números escritos por extenso.

Fonte: galeria.colorir.com
“A cidade de Gato Feliz tem uma imensa frota de automóveis particulares. São cinco milhões e oitocentos mil carros que circulam diariamente nas ruas da cidade. Nos feriados prolongados, parte dessa frota usa estradas para deixar a cidade.
Estimou-se que no ano de dois mil e treze, nos feriados da Páscoa, cerca de um milhão, duzentos e cinquenta mil carros deixaram a capital.”


 






Chegamos ao final desta unidade, esperamos que você tenha se divertido e aprendido bastante! Agora é hora de escrever no portfólio tudo o que você aprendeu.

Vamos lá! 

Referências

Referências





















































































































































































































































O CASO MARINA


            Marina era uma criança como tantas outras de sua idade, gostava de ir à escola, brincar com seus colegas de classe, era também muito tímida, e por isso, costumava falar baixo e comportar-se bem para não ser repreendida durante as aulas. Porém, o maior de todos os seus problemas era a tal Matemática. A menina odiava os números, não suportava a ideia de ter que contar, realizar cálculos ou resolver problemas. Todas as sextas, a professora de Marina costumava analisar os cadernos dos alunos para verificar se as atividades apresentadas durante a semana, tinham sido de fato realizadas. Esse era mais um dia de correção para os colegas de Marina, mas para ela esse dia marcaria a sua vida para sempre. Como de costume a professora pediu para que todos os alunos formassem uma fila, a menina tentou de todas as formas se esconder, pois não tinha realizado as atividades de Matemática. Aos poucos todos os cadernos foram sendo corrigidos, alguns alunos ganharam elogios, outros foram advertidos por não terem feito as atividades. Enfim, chegou a vez de Marina, não deu tempo nem da professora falar nada, pois a menina de tão nervosa começou a fazer xixi na roupa, e ao invés da professora tirá-la daquela situação difícil, a mesma acabou constrangendo ainda mais a menina, pois não permitiu que fosse trocar de roupa e mandou que voltasse para seu lugar, assim mesmo toda molhada. Marina foi se sentar em meio as risadas dos colegas e começou a chorar. Ela chorou tanto, que tomou a decisão de não frequentar mais a escola. Ao final da aula, a menina pode então ir embora para casa e contar tudo o que havia acontecido a sua mãe, que sendo uma mulher muito sábia tranquilizou Marina e disse que ela teria que encarar a professora novamente e estudar mais se quisesse vencer na vida. A menina decidiu aceitar o conselho de sua mãe e não desistiu da escola. No outro dia, ela resolveu levar um presente para sua professora, uma de suas bonecas preferidas. Marina então entregou o presente, mas a mesma nem se quer abriu a caixa embrulhada com tanto carinho, apenas agradeceu e guardou em sua bolsa. A rotina da sala de aula continuava normalmente, Marina tímida como sempre e com muita dificuldade em Matemática, mas conseguiu avançar para a série seguinte. Os anos foram se passando e Marina continuou odiando a Matemática, passava na maioria das vezes “se arrastando”, porém chegou o momento em que sua dificuldade não lhe permitiu mais avançar, logo, ela não conseguiu concluir o Ensino Médio e por isso abandonou os estudos. Toda vez que lembra de sua infância, Marina volta sempre para a mesma cena, aquela em que está toda mijada ouvindo as risadas dos colegas e as palavras de repreensão da professora.



HQ - o caso Marina






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